Domingo, 16 de Janeiro de 2011
Para os meus colegas educadores
Quem é o aprendiz do século 21 e quais competências lhe são exigidas?

Para que se possa compreender quem é o aprendiz deste século, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) traduziu para a língua portuguesa (acordo ortográfico), o documento “Standards for the 21st – Century Learner” ou “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, elaborado pela American Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Associarion – ALA (Associação Americana de Bibliotecas).

O documento, de oito páginas, define as competências indispensáveis ao aprendiz do nosso século, propõe a transformação da aprendizagem passiva para a ativa, estabelece que é na biblioteca da escola  (por oferecer acesso democrático aos recursos e ferramentas necessários para a aprendizagem), onde podemos aprender a lidar melhor com a informação: matéria-prima para a criação de novos conhecimentos. Por outro lado, tradicionalmente reconhecida como o espaço da leitura por excelência, a biblioteca precisa ir além de ações meramente de incentivo à leitura para desempenhar plenamente sua função.





De acordo com os “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, a noção de aquisição do saber  evoluiu da simples definição “uso de fontes de referência para localizar informação”. Competências múltiplas, inclusive a digital, a visual, a textual e a tecnológica somam-se à capacidade de aquisição do saber (aprender a aprender) como cruciais para o aprendiz do nosso século.

Aprender a aprender é o conjunto de competências necessárias para aceder, interpretar, seleccionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. É o que dará condição ao estudante de aprender ao longo da vida e de enfrentar novas situações e desafios num mundo de mudanças tão rápidas e com impacto como o atual.

Aprender a aprender

A rapidez e o volume com que as informações são geradas hoje são responsáveis pela rápida queda de uso de algum conhecimento e, portanto, dos conteúdos curriculares. O estudante precisa ser motivado a se envolver num processo de aprendizagem continuada, ou seja, a aprender a aprender, ser capaz de avaliar o seu próprio desempenho e adquirir as competências que possibilitarão a autonomia na aquisição da informação necessária para ser bem sucedido nasua vida pessoal, social e profissional. O aprendiz do século 21 ou “nativo digital” precisa saber:

* Reconhecer quando a informação é necessária e ser capaz de localizá-la, avaliá-la, transformá-la e partilhá-la;

* Ler, raciocinar e escrever com precisão e clareza, interagindo com outros, desenvolvendo e comunicando ideias e informação - ser colaborativo;

* Realizar pesquisa séria e responsável sobre questões de relevância, escolhas e assuntos de sua época;

* Investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento;

* Tirar conclusões, tomar decisões, aplicar o conhecimento adquirido em novas situações e gerar novos conhecimentos;

* Partilhar conhecimento e atuar de modo ético e produtivo;

* Buscar perfeição pessoal e estética.

ver vídeo:


fonte Personagem Digital Blog do Instituto Crescer para a Cidadania sobre educação e tecnologia


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