Terça-feira, 4 de Janeiro de 2011
Firefox destrona IExplore
Pois caros amigos uma notícia interessante.

Segundo a companhia StatCounter (que realiza estudos de mercado), o Mozilla Firefox, ultrapassou o IExplorer como o Brownser de acesso a páginas da Internet na Europa. De acordo com os dados de Dezembro o Firefox apresenta uma taxa de mercado de 38,11% contra 37,52 do IExplore



Esta é a primeira vez que o Browser da Microsoft é retirado da primeira posição numa grande região geográfica, comentou Aodhan Cullen, (StatCounter's CEO), referindo que não é apenas o Firefox a tirar "clientes" ao IExplorer mas sim mantendo o seu share com o Chrome da Google a crescer tirando "clientes" ao IExplorer.

O Chrome ainda se encontra em terceiro lugar na Europa, mas tem crescido substancialmente ao longo do ano passado: de 5,06% em dezembro de 2009 para 14,58% em dezembro de 2010. "Nós provavelmente estamos a ver o impacto do acordo entre as autoridades europeias de concorrência da Comissão e a Microsoft, que passou a oferecer aos utilizadores da UE a opção de escolha do browsers desde o mês de março passado", diz Cullen. Como parte da solução anti-trust com a UE, a Microsoft implementou uma "ferramenta" como parte do Windows set-up que oferece aos utilizadores a escolha dos browsers, em vez de um tratamento preferencial para o IE.


Firefox destrona Iexplorer
Pois caros amigos uma notícia interessante.

Segundo a com


Segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011
Desapareceram ficheiros? Undelete 360
Muitas são as situações de alunos e professores com problemas com ficheiros apagados de forma acidental ou por algum erro eléctrico ou de software que me procuram. Assim apresento aqui um software que pode ser uma solução para essas situações.

O Undelete 360 é uma aplicação para recuperar ficheiros apagados acidentalmente no nosso sistema. Tem como base algoritmos extremamente eficazes e rápidos que permitem recuperar informação perdida devido às mais diversas situações.

O Undelete 360 permite recuperar ficheiros apagadas no nosso sistema, em Pen’s e Discos USB, cartões de máquinas de fotografar/filmar, etc.

Para além das características atrás descritas, o Undelete 360 permite recuperar ficheiros com base no nome, extensão, data, tamanho, etc.



Depois de localizados todos os ficheiros com base nos filtros definidos, o Undelete 360 apresenta os ficheiros encontrados e classifica-os de acordo com a probabilidade de recuperação dos mesmos (“overwritten”, “very good”, “Good” e “Bad”).



A Aplicação é freeware e tem suporte para:

Necessita de:

Boa sorte, espero que não tenham de utilizar este programa.

Fonte Peopleware


Domingo, 2 de Janeiro de 2011
A Beleza da Pixar
Através de uma montagem em vídeo Leandro Copperfield decidiu homenagear os Estúdios da Pixar e alguns realizadores. Esta montagem vídeo engloba momentos dos 11 filmes da Pixar entre 1995 e 2010, iniciando-se com Toy Story, Procurando Nemo, indo para Monstros e Compª e Os Incríveis, e terminando com Toy Story 3. Louis Armstrong, Randy Newmane Peter Garbriel "fornecem" a banda sonora deste vídeo.

Aproveitem e vejam a qualidade e poder da animação produzida na Pixar Animation Studios.



Stop-Motion com SAM Animation
Para os alunos de multimédia que pretendam fazer um projecto individual na disciplina de PPM ou mesmo para a PAP apresenta-se um software muito interessante.

O SAM Animation 1.2 é uma aplicação de animação em stop motion muito completa para ser usada em contexto da sala de aula. O software é acompanhado de um guia de utilização que inclui actividades de iniciação, exemplo de animações construídas pelos alunos e testemunhos de professores.

A aplicação permite ao utilizador criar animações em stop-motion usando qualquer câmara com ligação de USB ou firewire ao computador. É compatível com Mac e PC e é de utilização livre para qualquer utilizador registado em www.samanimation.com

Existe também uma versão online, com algumas limitações em comparação com a versão software.

Apresenta-se aqui um manual para aprenderem mais rapidamente a ferramenta.

Caros alunos de multimédia pensem seriamente num projecto onde possam aplicar esta aplicação.

Fiquem com estes exemplos apresentados nos vídeos abaixo:




Quinta-feira, 30 de Dezembro de 2010
ex
ex

ex


ex
ex


Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2010
Mais um exemplo do software livre
O Governo russo aprovou este mês um plano para passar a utilizar software livre em todos os organismos do executivo federal e agências financiadas pelo orçamento federal, num processo que terá inicio já em 2011.

De acordo com a calendarização divulgada a migração completa deverá acontecer até ao final de 2015. No terceiro trimestre de 2011 devem estar aprovadas as especificações dos fomatos de dados e um dos pontos mais interessantes do projecto terá início já no segundo trimestre de 2012, com a criação de um repositório de software, não só do sistema operativo baseado em Linux mas também de aplicações open-source.

O abandono dos sistemas proprietários inclui também a área de servidores, que passam a recorrer a soluções open-source, avançam vários meios internacionais com base no documento divulgado hoje.

O documento, que é composto por um calendário de 25 pontos e pela ordem assinada pelo Primeiro-ministro Vladimir Putin a 17 de Dezembro, apresenta uma cronologia detalhada dos vários passos a seguir, por cada agência, durante o processo de transição. A calendarização é facultada pelo site de notícias russo CNews, que fornece um linkpara uma versão traduzido com o Google Translate.

A migração será feita por sectores, para evitar uma alteração radical no funcionamento de toda a Administração russa, com cada ponto do documento a estabelecer as acções a implementar, a data e o resultado que se espera obter.

O Governo espera, com as alterações, poupar nos custos com as soluções informáticas do Estado Federal e promover o desenvolvimento e inovação, tirando partido do software livre.

A estratégia segue uma tendência que tem conquistado adeptos entre vários executivos. Portugal é um dos países onde a proposta tem vindo a ser discutida, com partidos da oposição como o BE ou o PCP a defenderem uma maior aposta nas soluções de código aberto e a associação do sector a afirmar que a opção poderia valer ao Estado português uma poupança de 80 milhões de euros em software.

Em minha opinião gostaria que no sector da educação se progredisse mais neste âmbito e não fazer "tantos" acordos com empresas de software proprietário.

Fonte TeK.Sapo


Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2010
Como Integrar o Google Sketchup com Realidade Aumentada
Hoje em dia os técnicos e educadores têm à disposição uma boa quantidade de recursos que podem servir como formas de representação real ou uma simulação virtual em computador. Através do vídeo seguinte podemos exemplificar o uso de uma ferramenta de construção tridimensional (Google Sketchup) e uma ferramenta que permite exponenciar a simulação virtual com imagens reais ( ARSights)





Com a utilização e integração destas duas ferramentas poderás efectuar apresentações dos teus projectos, como profissional multimédia ou como educador para que os alunos tenham uma melhor compreensão sobre determinado conteúdo técnico.

Benefícios da Integração do Sketchup com o ARSights

* sala de aula facilitada pelo acesso livre e imediato ao Google Sketchup Warehouse (biblioteca de objectos);
* Proporcionar aos alunos do curso multimedia uma forma de expressar a criatividade e contribuir para o currículo de outros cursos/disciplinas
* solução de custo zero - não precisamos de adquirir objectos reais para simularmos alguma prática simulada;
* Baseia-se na comunidade open-source e promove os princípios de colaboração
* Permite estudar e analisar réplicas "reais" de lugares históricos, anatomia humana, e os eventos históricos;
* Viagens virtuais de campo em todo o planeta;
* Ajuda a manter cursos como o de multimedia como meio integrante do currículo, uma vez que estas formas podem contribuir para a comunidade dos recursos que os professores e profissionais multimédia precisam para a representação aumentada dos conteúdos e projectos.

Hardware e Software necessários:

  1. Webcam

  2. ARSights software & Marker (livre)

  3. Google Sketchup Plugin for ARSights (versão trial livre)

  4. Google Sketchup (livre)

  5. Acesso ao Google Sketchup 3D Warehouse (livre)



Assumindo que a webcam está já instalada, então:

  1. Download e instala o ARSights software

  2. Download e instala o Google Sketchup plugin

  3. Download e instala o Google Sketchup

  4. Imprimir os marcadores.

  5. Faz o download de qualquer coisa do Google Sketchup Warehouse que pretendas sobrepor

  6. Abre o ficheiro no Google Sketchup

  7. Exporta esse ficheiro para o ARSights clicando no logo do ARSights(olho verde)

  8. espera pela abertura do ARSights

  9. Posiciona o teu marcador impresso numa superfície lisa na área de visualização da webcam



E já está...

Boas experiências







Celtx - pre-produção audiovisual


Celtx é um software de desenvolvimento de  projectos audiovisuais, sobretudo a pré-produção, com a criação de guiões, calendário de produção, storyboard, etc. O trabalho pode ser guardado e partilhado online através de registo no site. Existe a versão para português que pode ser descarregada no site. É ainda disponibilizada, para além da versão desktop um a versão mobile para iPhone e/ou iPad.

Para os alunos de Multimédia esta é uma ferramenta imprescindível para a organização dos seus trabalhos audiovisuais. Não esqueçam lembrem-se dos conteúdos dados em Projecto e Produção Multimédia, onde algumas questões referidas no planeamento de um projecto multimédia podem-se resolver através desta ferramenta.

Experimentem-no.


.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Wikipedia - 10 anos

. Para os meus colegas educ...

. Remover ruído com o Audac...

. Concurso Gigabyte Seguro:...

. Sintel - Animação 3D - Op...

. Apresentação do Projecto ...

. Cortar e recortar no Yout...

. Conferências Online - As ...

. Redes Sociais na Internet

. Vídeo - jogo

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds