Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010
Extensões para o Firefox
Hoje em dia a trabalho de pesquisa, leitura e visualização de informação multimédia na web utilizando um browser, apresenta-nos muitas vezes algumas dificuldades de gestão como armazenar essa informação, classificá-la, descarregá-la, imprimir, etc. Neste site apresenta-se uma lista de plugins e add-ons para o browser Mozilla Firefox que permitirão uma melhor gestão da tua navegação na web e consequentemente a informação que acedes e visualizas. 50 ferramentas acho que já chegam para fazeres o que quiseres com o Firefox na web. Clique na imagem para acederes a este artigo muito interessante.


Dicas de Fotografia: 12 factores para a captura
Apresento aqui um link para um artigo que nos apresenta quais os factores mais importantes na captura de uma imagem. Diz o autor do artigo que o factor mais motivante será a participação num concurso de fotografia. Assim desta forma observas as tuas habilidades e a perspectiva do teu trabalho. É claro que para convencer um júri é preciso algo mais e neste artigo fala-nos dos diferentes factores a ter em conta na produção de uma imagem (sim produção, não é só o clique). Antes de se obter uma imagem é necessário conjugar um conjunto de situações para um resultado satisfatório.

Clica na imagem para leres o artigo e boas fotos. As técnicas são importantes para serem bem apreendidas.


tags: ,


Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010
Um livro sobre as ferramentas da web 2.0 para educadores
Existem muitos docentes que querem usar as tecnologias da web na sala de aula mas muitas vezes não sabem o que seleccionar e como aplicar num contexto educativo de apoio aos processos de ensino/aprendizagem. Assim um conjunto de gestores escolares e docentes criaram um livro de apresentação de ferramentas para educadores. Neste livro com o título “The Super Book of Web Tools for Educators” de Richard Byrne, contém uma compilação de  cerca de 60 ferramentas que os docentes podem utilizar. Estas ferramentas são descritas pelos autores, que também fazem sugestões de utilização.

Por último apresenta-se a lista dos autores que contribuiram para este manual: George CourosPatrick LarkinKelly TenkelyAdam BellowSilvia TolisanoSteven AndersonCory PloughBeth StillLarry FerlazzoLee Kolbert, and Richard Byrne.

Ah por último e se calhar pode causar alguma dificuldade, o livro é em inglês.
clique aqui para ver o livro


Domingo, 19 de Dezembro de 2010
Escola de Vídeo
O Vimeo (site de gestão e armazenamento de clips de vídeos), estreou esta semana a sua “escola de vídeo”, um site com o qual pretende ajudar os utilizadores da internet a melhorarem a qualidade dos seus filmes.

Designada Vimeo Video School, a plataforma oferece uma forma gratuita e dirigida a utilizadores com vários graus de conhecimentos, contando com mais de 800 aulas, dicas e tutoriais, destinadas a Principiantes ou Utilizadores Avançados.

Um dos destaques vai para o “Video 101”, uma série de vídeos criados por principiantes que explicam, passo-a-passo, como escolher a câmara certa, formas de gravação ou técnicas simples de edição, por exemplo.

Para os meus alunos de multimédia este é um espaço a considerar pois o próximo módulo de Técnicas Multimédia será de pós-produção de vídeo. Visitem e apreciem as técnicas.


Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010
...




Captura de ecrã no Windows
A imagem é um dos meios mais importantes para o trabalho que os alunos de Multimédia em contexto de prática simulada têm de apresentar. Muitas das referências para obterem imagens é o ambiente de trabalho do windows. Para obter as captura de ecrã existem várias técnicas comoo a mais simples do Print Screen (ecrã total) ou Alt Print Screen (janela) no Windows, mas existem aplicações mais avançadas para efectuar outras capturas.



O Shotty é uma aplicação livre de Capturas de ecrã simplificadas

O Shotty é uma pequena aplicação portátil que permite que realizem a captura de vários tipos de imagens do vosso Ambiente de Trabalho e que complementa essa função com outras que a tornam uma aplicação a ter em conta.

Essas funções são muito simples, mas completam o Shotty e conseguem que ele se bata com aplicações tidas como mais capazes e que são, por norma pagas. As funções que mais sobressaem são a possibilidade de enviar as capturas para alguns serviços Web de publicação, a captura de imagens de janelas activas com dois formatos (alta e baixa qualidade) e um editor de imagens completo.

A captura de imagens do Ambiente de Trabalho, que é a principal função do Shotty, é feita com um simples clique no ícone que está na Área de Notificações do Windows. É no entanto necessário que a ultima janela a ter estado seleccionada seja a que pretendem capturar. Dentro da janela que aparece quando clicam no ícone devem escolher o tipo de imagem que pretendem. A escolha deve recair sobre a captura da totalidade do ecrã (com suporte para múltiplos monitores), uma região desse ecrã ou uma janela, com a possibilidade de escolha entre dois tipos de qualidade (alta ou baixa). A diferença entre essas duas imagens é simples. No caso das imagens de alta qualidade as propriedades do Aero são mantidas e ficam com a transparência e sombras da janela na imagem, o que não acontece com a qualidade mais baixa.



Depois da captura da imagem é apresentado o editor de imagens, onde podem modificar a imagem capturada. Podem adicionar marcas de água, rectângulos semi-transparentes  e coloridos, texto ou zonas difusas (para ocultar informação). Podem ainda fazer crop à imagem para que seleccionem apenas a zona pretendida.

É também neste editor que podem gravar a imagem para o vosso disco, imprimir a imagem ou submeter para um dos muitos serviços de alojamento ou publicação disponíveis.
tags:


Converter PDF em Word
Nas pesquisas na Internet, encontrei uma ferramenta gratuita e simples de usar, que permite facilmente converter documentos PDF para Word. Vamos conhecer o Boxoft PDF to Word.

Boxoft PDF to Word é uma aplicação que permite, de forma muito simples e rápida, converter documentos PDF para documentos Word.

Muitas são as aplicações que permitem facilmente converter documentos PDF em documentos editáveis em Word. No entanto é também bastante regular perguntarem-nos sobre aplicações para realizar esta conversão.

Principais funcionalidades

Esta aplicação elabora com a rapidez o processo de conversão. Os documentos convertidos apresentam boa formatação e não deixa caracteres estranhos como rasto.

Por último e muito interessante, é freeware.

Nota: no mesmo site apresentam também a ferramenta de conversão de PDF para Flash (freeware)
tags:


Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2010
Vimux - GNU/Linux para quem tem problemas de visão


Vinux é um sistema operativo optimizado para invisuais ou pessoas com problemas de visão. Inclui ampliadores de ecrã, leitores de ecrã, suporte para Braille, etc. É um sistema operativo completo, é uma versão adaptada do Ubuntu, e também pode correr Live a partir de uma pen ou CD/DVD, que pode ser livremente modificado (adaptado a necessidades específicas), distribuído, copiado, instalado, etc.


Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010
Utilização do magalhães na escolas portuguesas
Aquilo que eu pensava foi provado agora num inquérito. Quase metade dos professores apenas utiliza o Magalhães uma vez por semana e eu gostava era de saber exactamente como é que o utilizam ou para que fim…
podem ver o inquérito em http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=528&fileName=Relat_rioInqeEscolhinhaProfessores.pdf


Sábado, 11 de Dezembro de 2010
Storyboard
Mais uma ferramenta para os alunos de multimédia. esta pode ser interessante para o próximo módulo de Pós-produção de vídeo em Técnicas Multimédia



O Directors Boards é um software gratuito que permite criar e organizar storyboards digitais acrescentando textos e sons, com a possibilidade correr uma apresentação final no próprio software.


.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Wikipedia - 10 anos

. Para os meus colegas educ...

. Remover ruído com o Audac...

. Concurso Gigabyte Seguro:...

. Sintel - Animação 3D - Op...

. Apresentação do Projecto ...

. Cortar e recortar no Yout...

. Conferências Online - As ...

. Redes Sociais na Internet

. Vídeo - jogo

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds